quarta-feira, 29 de abril de 2020

Em reunião, presidente da Amurel cobra do Governo do Estado UTIs para hospitais de Imbituba, Laguna e Braço do Norte


O Prefeito de Imbituba e Presidente da Associação dos Municípios da Região Lagunar (Amurel), Rosenvaldo da Silva Júnior, participou de uma videoconferência, na tarde desta terça-feira (28), com alguns dos representantes do Governo do Estado de Santa Catarina.

O encontro, que contou com a participação do Secretário Estadual de Saúde, Elton Zeferino, do Secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, e de líderes de alguns dos municípios da região sul, tratou de assuntos relacionados ao Covid-19.

Durante a videoconferência, o prefeito Rosenvaldo Júnior destacou a preocupação da região com relação a ativação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, apenas 10 novos foram instalados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão.

“Realmente nos preocupa a situação, tendo em vista que, até o momento, apenas dez novos leitos estão, efetivamente, funcionando. A gente fez um levantamento das necessidades junto aos diretores dos hospitais da região. Por isso, pedimos a real efetivação desses leitos de UTI. Não só para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, que é um dos maiores do Estado, mas também para Imbituba (10), Laguna (10) e Braço do Norte (10)”, reiterou o prefeito e presidente da Amurel, Rosenvaldo Júnior, durante a videoconferência.
Em resposta ao pedido do representante da região lagunar, o Secretário Estadual da Saúde, Elton Zeferino, disse que as tratativas para a ativação desses novos leitos de UTI estão em andamento.

“Com relação aos hospitais citados, nós temos 10 respiradores que estão, hoje, em Braço do Norte, e que podem ser ativados. Temos, ainda, os respiradores de Imbituba, que também podem ser ativados. E, isso, nos dá um quantitativo de mais 20 leitos de UTI na região. Nós, enquanto Estado, não temos essa capacidade de determinar quando serão ativados. Por isso, precisamos do bem senso dos hospitais e dos municípios para, em caso da impossibilidade da ativação, esses equipamentos possam ser realocados em outras unidades”, disse o Secretário de Estado da Saúde, Elton Zeferino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário