sábado, 1 de fevereiro de 2020

Final de semana tem festa N.S. Navegantes



Tradicional bairro de trabalhadores do antigo porto de Laguna, a comunidade do Magalhães se desenvolveu abençoada pela sua padroeira Nossa Senhora dos Navegantes. Neste dia 30, iniciou a festa em sua homenagem, com missa e carreata.

No domingo, às 9h, tem procissão marítima com saída da balsa até o Iate Clube, trapiche do bote no Molhes e retorno à balsa.

No sincretismo religioso, Nossa Senhora dos Navegantes é a Iemanjá. No sábado, na Praça do Vila, no Mar Grosso, tem apresentação de cantigas para Iemanjá, com os grupos da religião africana.

No domingo, ás 20h, rodas com muitas flores e roupas brancas e azuis irão festejar o Dia da Iemanjá, considerado patrimônio cultural do município.


História de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá
Maria é geralmente convocada para proteger os navegantes, mostrando-lhes o melhor abrigo e também o porto da eterna salvação.
Na religião africana, Nossa Senhora também é conhecida como Iemanjá. É um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.


Programação da festa Nossa Senhora dos Navegantes

Quinta-feira, 30 de janeiro
19h – Missa festiva com o padre Itamar Faísca. Canto: Grupo Missão. Liturgia: Pastoral do Dízimo. Convidados especiais: Missionários do Dízimo e Dizimistas e Missionários da Santas Missões Populares.

20h30 – Carreata de abertura da festa com saída em frente à igreja matriz e após bênção dos automóveis e motoristas.
  
Sexta-feira, 31 de janeiro
13h30 – Recitação das Mil Ave-Marias

19h – Missa festiva com padre Rafael Uliano (Gravatal). Canto: Coral Nossa Senhora das Navegantes e músicos da S.M. Carlos Gomes. Liturgia: Movimento de Irmãos do Magalhães. Convidados especiais: Movimentos de irmãos de Magalhães, Santo Antônio, e Cabeçuda.

Sábado, 1º de fevereiro
19h – Missa solene (Crisma), com o bismo dom João Salm (Diocese de Tubarão). Canto: Ministério de Música Querigma (Tubarão). Liturgia: Catequese. Convidados especiais: Irmandade Santo Antônio dos Anjos e comunidades pastorais da Ponta da Barra, Passagem da Barra, Campos Verdes, anta Marta Pequena, Canto da Lagoa, Farol, Cigana, Vila Vitória, e Ponta das Pedras.

Domingo, 2 de fevereiro (feriado municipal)
9h – Procissão marítima com saída da balsa até o Iate Clube, trapiche do bote no Molhes e retorno à balsa.

10h30 – Missa festiva com padre Antônio Rech. Canto: Coral São Sebastião da Passagem da Barra. Liturgia: Apostolado da Oração. Convidados especiais: Pastoral dos Coroinhas, Apostolado da Oração, Pastoral da Criança e Asilo Santa Isabel.

Meio-dia – Almoço festivo (paella campeira). Ingressos limitados.

19h – Missa solene com padre Paulo Rodrigues (Morrotes). Canto: Coral Nossa Senhora dos Navegantes e músicos da S.M. Carlos Gomes. Liturgia: RCC. Convidados especiais: grupos de RCC, grupo de jovens, Pastoral do Dízimo, coralistas e musicistas.

Segunda-feira, 3 de fevereiro

19h – Missa festiva e bênção da garganta, com padre Carlos Henrique. Canto e liturgia: Terço dos Homens. Convidados especiais: Terço dos Homens, Legião de Marinha, Grupos de Famílias, Mãe Peregrina, Grupos de AA e Alanon e Povo Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário