Jornal O Correio Digital

Jornal O Correio Digital
Assine O Correio Digital

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Sonora Brasil Sesc

Sonora Brasil Sesc abre espaço para música feminina
De 16 a 29 de novembro, o projeto circulará por oito cidades de Santa Catarina, com o tema “Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira”.
Sonora Brasil Sesc abre espaço para música feminina
O maior projeto de circulação musical no país desembarca em Santa Catarina, com quatro grupos que têm percorrido todo o país. Em sua 22ª edição, a iniciativa traz o tema “Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira”. Os circuitos serão divididos em: Líricas ModernasLíricas NegrasLíricas Transcendentes e Líricas Históricas. Em formato de mostras musicais, o projeto circula por oito cidades catarinenses, de 16 a 29 de novembro. A programação acontece em Concórdia (16 a 19/11), Lages (18 a 21/11), Vidal Ramos (20 a 23/11), Rio do Sul (21 a 24/11), Laguna (22 a 25/11), Florianópolis (23 a 26/11), Itajaí (25 a 28/11), e Joinville (26 a 29/11) e cada município recebe quatro atrações – uma por dia.

Entre as artistas participantes estão Badi Assad, violonista, cantora e percussionista, conhecida por um estilo marcado pela versatilidade de linguagens – vocal, instrumental, cênica e corporal; Cátia de França, cantora, compositora e multi-instrumentista, cujas composições já foram gravadas por grandes nomes da MPB, como Elba Ramalho, Amelinha e Xangai; Gabriela Geluda, soprano, mestra em música antiga pela Guildhall School of Music and Drama – Londres; e Rosa Reis, cantora maranhense, que apresenta a música da tradição popular caminhando pelos palcos, dialogando entre os ritmos dos terreiros e das festas populares.

O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo trazer ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário da cultura musical. Atuando no âmbito da formação de plateias, apresenta programações inéditas, elaboradas especialmente para seus circuitos, contribuindo para a ampliação da experiência de cultura musical das clientelas ao possibilitar o contato com segmentos pouco difundidos da produção musical. Desde sua criação em 1998, o Sonora Brasil chega à sua 22ª edição com números que justificam o título de maior projeto de circulação musical do país. Promovido pelo Sesc, já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras.

SOBRE OS TEMAS:
“Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira”: por meio de uma abordagem cronológica, as Líricas Históricas apresentarão repertório com a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira. O grupo é formado por Gabriela Geluda, Anastácia Rodrigues, Priscilla Ermel e Vanja Ferreira.

Líricas Modernas: abordarão repertórios da atualidade, com estética próxima da música popular, valorizando a experimentação e o uso de recursos expressivos inovadores, especialmente na voz. O grupo é formado por Lucina, Badi Assad e Regina Machado.

Líricas Negras: apresentará repertório ligado às tradições afro religiosas e obras que remetam aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos. O grupo é formado por Geórgia Câmara, Negravat, Rosa Reis e Vanessa Melo.

Líricas Transcendentes: apresenta repertório relacionado às tradições musicais do meio rural, considerando o uso da música como meio de comunicação com as divindades. O grupo é formado por Déa Trancoso, Ceumar e Cátia de França.

OFICINAS:
Em Lages, o Sesc realiza oficinas do Sonora Brasil, de 18 a 21/11, sempre às 14h, com inscrições antecipadas na central de Relacionamento com Clientes. A programação detalhada pode ser consultada em: https://sesc-sc.com.br/site/agenda/sonora-brasil.

No dia 18/11 (segunda-feira) acontece a oficina “Usina da Voz”, com Lucina – do Líricas Modernas –, que trabalhará em profundidade o potencial vocal através de técnicas respiratórias e exercícios vocais dinâmicos. Também aborda os sons curativos e a força energética gerada por essas emissões. São práticas para serem aplicadas no nosso dia a dia que vão progressivamente libertar nosso canto e expressão. Local: Centro Cultural Vidal Ramos Sesc – Rua Vidal Ramos Junior, 152 – Centro. Público-alvo: pessoas que mantenham forte relação com a música e cantores que queiram ampliar seus recursos vocais. Duração 2h.

No dia seguinte (19/11), é a vez da oficina de “Introdução à percussão através dos ritmos brasileiros”, ministrada por Georgia Camara, do grupo Líricas Negras. A oficina busca introduzir técnica e musicalmente os instrumentos de percussão através de sua prática em ritmos brasileiros. Serão observadas complementarmente durante o processo noções de timbre, pulso e subdivisão. Os padrões rítmicos realizados pelos instrumentos serão apresentados, executados pelo participante, e sugere-se que haja troca de instrumento entre os presentes, para que se amplie a noção sobre o universo dos instrumentos de percussão, e para melhor compreensão de sua composição em naipe, tão característica das diversas manifestações populares brasileiras. Entre os possíveis estilos a serem trabalhados estão o Choro, o Samba, o Jongo, o Baião. Local: Teatro Sesc Lages – Avenida Dom Pedro II, 1693 – Universitário. Público-alvo: a partir de 10 anos. Trazer instrumento como: pandeiro, tamborim, triângulo, agogô, ganzá, caixa, reco-reco, tambores, caxixi ou berimbau. Duração: 2h30.

Na quarta-feira (20/11), a oficina “Avós da nossa Voz”, com Priscilla Ermel, Vanja Ferreira, Anastácia Rodrigues e Gabriela Geluda, irão conjugar memórias e afetos com a criação musical, construindo músicas que tragam um pouco da história de cada participante e, se possível, da comunidade local. Além do canto, será possível experimentar os instrumentos conduzidos pelas oficineiras/performers e ainda incorporar instrumentos trazidos pelos próprios participantes. Local: Centro Cultural Vidal Ramos Sesc – Rua Vidal Ramos Junior, 152 – Centro. Duração: 2h.

No dia 21/11, a oficina “A lembrança de si mesmo” será ministrada por Déa Trancoso, do Líricas Transcendentes. Nesta oficina, os participantes trabalharão a voz física e material [abertura, polifonia, nota demorada e breve, cânones] passeia pela voz metafísica fundamental imanente [chão, coração e céu], motivando uma viagem minuciosa para dentro, a partir de qualidades transcendentes da música que desenvolvem a capacidade de ver. Trabalha ainda o conceito de “composição aquariana”, baseado no conceito de “música espontânea”, dos músicos Djalma Corrêa e Stênio Mendes, que consiste na coragem de improvisar e experimentar a lúdica individualidade criadora que nos habita [instinto e intuição], explorando timbres, texturas, estéticas e mixagens de tradições milenares. Local: Centro Cultural Vidal Ramos Sesc – Rua Vidal Ramos Junior, 152 – Centro. Duração: 2h.

SERVIÇO:Sonora Brasil: “Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira”

Concórdia (16 a 19/11) – Teatro Sesc Concórdia – Rua Romano Anselmo Fontana, 620 – Centro
16/11 – 15h30 – Teatro Sesc Concórdia: Sonora Brasil – Líricas Modernas
17/11 – 19h30 – Teatro Sesc Concórdia: Sonora Brasil – Líricas Negras
18/11 – 19h30 – Teatro Sesc Concórdia: Sonora Brasil – Líricas Históricas
19/11 – 19h30 – Teatro Sesc Concórdia: Sonora Brasil – Líricas Transcendentes
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Lages (18 a 21/11) – Teatro Sesc Lages – Avenida Dom Pedro II, 1693 – Universitário
18/11 – 20h – Teatro Sesc Lages: Sonora Brasil – Líricas Modernas
19/11 – 20h – Teatro Sesc Lages: Sonora Brasil – Líricas Negras
20/11 – 20h – Teatro Sesc Lages: Sonora Brasil – Líricas Históricas
21/11 – 20h – Teatro Sesc Lages: Sonora Brasil – Líricas Transcendentes
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Vidal Ramos (20 a 23/11) – Anfiteatro Tranquilo Dognini – Rua João Gualberto Ribeiro, 53 – Centro
20/11 – 19h – Anfiteatro Tranquilo Dognini: Sonora Brasil – Líricas Modernas
21/11 – 19h – Anfiteatro Tranquilo Dognini: Sonora Brasil – Líricas Negras
22/11 – 19h – Anfiteatro Tranquilo Dognini: Sonora Brasil – Líricas Históricas
23/11 – 19h – Anfiteatro Tranquilo Dognini: Sonora Brasil – Líricas Transcendentes
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Rio do Sul (21 a 24/11) – Fundação Cultural – Rua Ruy Barbosa, 204 – Budag
21/11 – 19h30 – Fundação Cultural: Sonora Brasil – Líricas Modernas
22/11 – 19h30 – Fundação Cultural: Sonora Brasil – Líricas Negras
23/11 – 19h30 – Fundação Cultural: Sonora Brasil – Líricas Históricas
24/11 – 19h30 – Fundação Cultural: Sonora Brasil – Líricas Transcendentes
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Laguna (22 a 25/11) – Cine Teatro Mussi Sesc – Rua Engenheiro Colombo Machado Salles, s/nº – Centro
22/11 – 20h – Cine Teatro Mussi Sesc: Sonora Brasil – Líricas Modernas
23/11 – 20h – Cine Teatro Mussi Sesc: Sonora Brasil – Líricas Negras
24/11 – 20h – Cine Teatro Mussi Sesc: Sonora Brasil – Líricas Históricas
25/11 – 20h – Cine Teatro Mussi Sesc: Sonora Brasil – Líricas Transcendentes
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Florianópolis (23 a 26/11) – Teatro Sesc Prainha – Travessa Siryaco Atherino, 100 – Centro
23/11 – 20h – Teatro Sesc Prainha: Sonora Brasil – Líricas Modernas
24/11 – 20h – Teatro Sesc Prainha: Sonora Brasil – Líricas Negras
25/11 – 20h – Teatro Sesc Prainha: Sonora Brasil – Líricas Históricas
26/11 – 20h – Teatro Sesc Prainha: Sonora Brasil – Líricas Transcendentes
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Itajaí (25 a 28/11) – Teatro Sesc Itajaí – Rua Almirante Tamandaré, 259 – Centro
25/11 – 20h – Teatro Sesc Itajaí: Sonora Brasil – Líricas Modernas
26/11 – 20h – Teatro Sesc Itajaí: Sonora Brasil – Líricas Negras
27/11 – 20h – Teatro Sesc Itajaí: Sonora Brasil – Líricas Históricas
28/11 – 20h – Teatro Sesc Itajaí: Sonora Brasil – Líricas Transcendentes
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Joinville (26 a 29/11) – Teatro Sesc Joinville – Rua Itaiópolis, 470 – América
26/11 – 20h – Teatro Sesc Joinville: Sonora Brasil – Líricas Modernas
27/11 – 20h – Teatro Sesc Joinville: Sonora Brasil – Líricas Negras
28/11 – 20h – Teatro Sesc Joinville: Sonora Brasil – Líricas Históricas
29/11 – 20h – Teatro Sesc Joinville: Sonora Brasil – Líricas Transcendentes
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário