“Histórias de Três Américas” é tema da Mostra Cine Sesc em setembro
|
Em cartaz, quatro filmes que lançam uma reflexão sobre fatos tidos como inquestionáveis pelos historiadores mais tradicionais.
|
Neste mês, o Cine Sesc apresenta a Mostra “Histórias de Três Américas” em unidades da Instituição no Estado, com entrada gratuita. Em cartaz, quatro filmes que revisitam a história por meio do cinema, com a preocupação de delimitar outras visões acerca dos fatos tidos como inquestionáveis pelos historiadores mais tradicionais.
São eles, "Eu não sou seu negro", de Raoul Peck (Estados Unidos); "Guerra do Paraguay", de Luiz Rosemberg Filho (Brasil); "Os últimos dias em Havana", de Fernando Perez (Cuba); e "Joaquim", de Marcelo Gomes (Brasil e Portugal). CLIQUE AQUI para acessar o cronograma com datas, horários e locais das exibições. Eu Não Sou Seu NegroOrigem: Estados Unidos Ano de produção: 2016 Duração: 94’ Classificação: 12 anos Direção: Raoul Peck Elenco: James Baldwin Sinopse: O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck. Guerra do Paraguay Origem: Brasil Ano de produção: 2015 Duração: 80’ Classificação: 16 anos Direção: Luiz Rosemberg Filho Elenco: Patrícia Niedermeier, Chico Diaz, Alexandre Dacosta Sinopse: Nessa metáfora poética sobre uma guerra sangrenta, um fato inesperado se torna real: um encontro do passado com o presente, da barbárie com a arte. Um soldado vindo da Guerra do Paraguay se encontra uma trupe de teatro dos dias de hoje. Os Últimos Dias em Havana Origem: Cuba Ano de produção: 2016 Duração: 93’ Classificação: 16 anos Direção: Fernando Perez Elenco: Jorge Martinez, Patrício Wood Sinopse: Havana, Cuba. Miguel (Patricio Wood) tem 45 anos e passa seus dias sonhando em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, Diego (Jorge Martínez), portador de HIV e com quem tem uma ligação muito forte. Diego vê em Miguel uma base para permanecer de pé, mas a relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana. JoaquimOrigem: Brasil, Portugal Ano de produção: 2016 Duração: 97’ Classificação: 16 anos Direção: Marcelo Gomes Elenco: Júlio Machado, Nuno Lopes, Isabél Zuaa, Rômulo Braga Sinopse: A história dos acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como "Inconfidência Mineira". |
Nenhum comentário:
Postar um comentário