Jornal O Correio Digital

Jornal O Correio Digital
Assine O Correio Digital

terça-feira, 3 de setembro de 2019

“Histórias de Três Américas” é tema da Mostra Cine Sesc em setembro
Em cartaz, quatro filmes que lançam uma reflexão sobre fatos tidos como inquestionáveis pelos historiadores mais tradicionais.
 “Histórias de Três Américas” é tema da Mostra Cine Sesc em setembro
Neste mês, o Cine Sesc apresenta a Mostra “Histórias de Três Américas” em unidades da Instituição no Estado, com entrada gratuita. Em cartaz, quatro filmes que revisitam a história por meio do cinema, com a preocupação de delimitar outras visões acerca dos fatos tidos como inquestionáveis pelos historiadores mais tradicionais. 

São eles, "Eu não sou seu negro", de Raoul Peck (Estados Unidos); "Guerra do Paraguay", de Luiz Rosemberg Filho (Brasil); "Os últimos dias em Havana", de Fernando Perez (Cuba); e "Joaquim", de Marcelo Gomes (Brasil e Portugal).

CLIQUE AQUI para acessar o cronograma com datas, horários e locais das exibições.

Eu Não Sou Seu NegroOrigem: Estados Unidos
Ano de produção: 2016
Duração: 94’
Classificação: 12 anos
Direção: Raoul Peck
Elenco: James Baldwin
Sinopse: O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.

Guerra do Paraguay Origem: Brasil
Ano de produção: 2015
Duração: 80’
Classificação: 16 anos
Direção: Luiz Rosemberg Filho
Elenco: Patrícia Niedermeier, Chico Diaz, Alexandre Dacosta
Sinopse: Nessa metáfora poética sobre uma guerra sangrenta, um fato inesperado se torna real: um encontro do passado com o presente, da barbárie com a arte. Um soldado vindo da Guerra do Paraguay se encontra uma trupe de teatro dos dias de hoje.

Os Últimos Dias em Havana  Origem: Cuba
Ano de produção: 2016
Duração: 93’
Classificação: 16 anos
Direção: Fernando Perez
Elenco: Jorge Martinez, Patrício Wood
Sinopse: Havana, Cuba. Miguel (Patricio Wood) tem 45 anos e passa seus dias sonhando em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, Diego (Jorge Martínez), portador de HIV e com quem tem uma ligação muito forte. Diego vê em Miguel uma base para permanecer de pé, mas a relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana.

JoaquimOrigem: Brasil, Portugal
Ano de produção: 2016
Duração: 97’
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Gomes
Elenco: Júlio Machado, Nuno Lopes, Isabél Zuaa, Rômulo Braga
Sinopse: A história dos acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como "Inconfidência Mineira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário