segunda-feira, 8 de abril de 2019

Projeto Pinípedes do Sul


 Projeto Pinípedes do Sul realizará atividades de educação ambiental em Laguna/SC

Nos dias 9 e 10 de abril, a equipe técnica do Projeto Pinípedes do Sul, patrocinado pela Petrobras, realizará atividades de educação ambiental com cerca de 200 alunos da Escola de Ensino Fundamental Santa Marta, localizada em Laguna/SC. Nas atividades, os estudantes irão conhecer as principais características das espécies de pinípedes que ocorrem em sua região.
Na dinâmica deste trabalho em grupo, a equipe conduzirá atividades psicofísicas e apresentará imagens e vídeos sobre os pinípedes e os ecossistemas costeiros e marinhos que eles utilizam, seus hábitos, ameaças e a importância de práticas ambientalmente sustentáveis. Além disso, serão realizadas atividades artísticas que visam desenvolver a criatividade e a sensibilidade dos estudantes para a compreensão dos temas abordados.

O Projeto Pinípedes do Sul prevê em seu escopo a realização de atividades de educação ambiental desde o município de Santa Vitória do Palmar (RS) até o município de Laguna (SC), trecho que concentra o maior número de ocorrências de pinípedes e onde se localizam os dois únicos refúgios de leões e lobos-marinhos da costa brasileira. Nesse sentido, é importante promover a difusão de conhecimentos sobre a conservação de pinípedes e tartarugas-marinhas e gerar espaços de diálogo que proporcionem o envolvimento das comunidades, incluindo pescadores, estudantes e o público geral.

Segundo a técnica de educação ambiental do Projeto, Kamila Debian, “trabalharemos com a expectativa de enriquecer o conhecimento local em relação à importância da conservação das espécies marinhas e, mais especificamente, dos pinípedes, promovendo a consciência e um convívio harmônico através de pequenas ações no cotidiano de toda a comunidade.
De acordo com a assistente de educação da Escola Santa Marta, Mari Silveira, “nós esperamos que os estudantes aprendam sobre os pinípedes, adquiram conhecimentos em relação ao ecossistema em que estão inseridos e que enriqueçam o seu vocabulário científico. Em nossa escola, já trabalhamos a temática da conservação e dos recursos hídricos por meio de uma feira de ciências realizada anualmente.”
Próximas atividades
Nos próximos meses, a equipe continuará realizando atividades de educação ambiental com os estudantes de Rio Grande, assim como de Torres (RS) e Passo de Torres (SC). Até o final do período de execução do Projeto, é previsto o atendimento de cerca de 2000 estudantes.

Sobre o Projeto:

O Pinípedes do Sul, que tem o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, objetiva reduzir as ameaças à conservação das espécies de Pinípedes (o grupo de mamíferos marinhos que inclui as focas, leões e lobos-marinhos) e de tartarugas marinhas no sul do Brasil. Além disso, o projeto visa aumentar o nível de proteção de duas Unidades de Conservação onde há grande concentração desses animais – Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste (São José do Norte, RS) e Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (Torres, RS) - e desenvolver atividades de educação ambiental voltadas para comunidades pesqueiras.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário