quinta-feira, 13 de julho de 2017

Cadastramento biométrico dos eleitores de Laguna e Pescaria Brava


O atendimento no cartório eleitoral ocorre das 12h às 19h
Mais de 34 mil eleitores do município de Laguna podem se dirigir até o prédio do cartório eleitoral para fazer o cadastramento biométrico ordinário, onde o cidadão deve comparecer voluntariamente. Sendo que o título em papel continuará valendo nas próximas eleições. Diferente de Pescaria Brava onde o recadastramento é obrigatório.
O atendimento é realizado por meio de agendamento através do site do TRE/SC, clicando no http://www.tre-sc.jus.br/site/eleitores/cadastramento-biometrico/inicio/index.html
Os eleitores devem comparecer munidos de um documento de identificação, RG ou CNH, comprovante de residência no município de três meses ou menos e título de eleitor. O atendimento acontece das 12h às 19h, na rua Alameda Roberto Prudêncio (ao lado da Lavolks, apenas referência), no Centro Executivo Millenium.
O procedimento é rápido e gratuito. Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados com nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial etc. Depois é registrada a assinatura (imagem em formato digital), foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado.
O cartório eleitoral de Laguna está situado na rua Alameda Roberto Prudêncio (ao lado da Lavolks, apenas referência), no Centro Executivo Milenium.
O Tribunal Superior Eleitoral espera recadastrar os eleitores de todos os municípios brasileiros nos próximos dois anos.

Em Pescaria Brava é obrigatório
A obrigatoriedade é válida para os  eleitores de Pescaria Brava, no total de 7.655 mil.
É obrigatório o comparecimento para cadastramento biométrico até o dia 24 de novembro de 2017. Caso o eleitor não compareça até este prazo para comprovação de vínculo com o município, poderá ter sua inscrição eleitoral cancelada. Após este período, pode ser feita a regularização através de agendamento no site ou cartório eleitoral.
Pessoas com idade igual ou superior a 70 anos, somente precisam comparecer caso queiram continuar votando.
Informações adicionais no telefone: (48) 3644-0703.
Para que serve o recadastramento eleitoral biométrico?
O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. Para tanto, o eleitor deverá comparecer ao cartório de sua Zona Eleitoral ou Posto de Atendimento criado para esta finalidade, para coleta das digitais, da assinatura eletrônica e de fotografia digitalizada. Além disso, o recadastramento serve para atualizar o cadastro de eleitores.
Qual a vantagem desse novo sistema?
A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.
Quem está obrigado a comparecer ao recadastramento?
Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores convocados ou não pela Zona Eleitoral que esteja executando esse procedimento, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).
O que acontece se eu não comparecer ao recadastramento?
O título será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico.
Como eu faço para ser recadastrado?
Compareça ao(s) posto(s) de atendimento de seu município, no(s) endereço(s) e prazo divulgados, munido de documento oficial de identidade que tenha sua foto e comprovante de residência atualizado.
Fonte: TRE/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário