domingo, 11 de dezembro de 2016

Workshop da Regional de Laguna discute e elabora ações para o Programa Crescendo Juntos, nesta primeira fase



A Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna e a Secretaria de Estado do Planejamento promoveram nesta sexta-feira, 9, em Laguna, o Workshop Regional de Desenvolvimento, evento que integra as ações do Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais - “Crescendo Juntos".
 Durante a manhã os participantes conheceram os objetivos do programa.  "Em Santa Catarina temos regiões que não conseguiram acompanhar o crescimento das demais regiões, mas que possuem um grande potencial. A região da ADR de Laguna é territorialmente menor e tende a ter melhorias a curto prazo,"  disse o diretor de Planejamento, Luiz Carlos Mior.
Os trabalhos seguiram com o detalhamento dos índices analisados para inserção dos municípios de abrangência da ADR de Laguna no programa, pelo consultor técnico, Dilvan Luiz Ferrari. Onde demostram que a região da ADR de Laguna de 2000 a 2010, obteve uma taxa média de crescimento demográfico de 1,03% ao ano, colocando assim a ADR de Laguna na 14ª maior taxa de crescimento do Estado.
Após as apresentações dos diagnósticos, os parceiros do Programa Crescendo Juntos: Secretarias de Estado da Assistência Social e Agricultura e Pesca, Epagri, BRDE, Sebrae e Banco do Brasil fizeram uma pequena explanação sobre sua participação e atuação junto ao programa.
Durante a tarde as atividades continuaram com a Proposta da Agenda Regional de Desenvolvimento e sua discussão e abordagem, sob o olhar de cinco grupos divididos nos eixos de: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Meio Ambiente; Gestão pública e Ciência e Tecnologia. Esses grupos de trabalho identificarão as vocações da região, quais cadeias produtivas podem ser melhoradas e o potencial para ser desenvolvido.
No encerramento do encontro foi criado um núcleo executivo regional, que será coordenado pelo Comitê Gestor do Programa, formado por representantes das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Assistência Social, Trabalho e Habitação, Agricultura e Pesca e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, além de até quatro representantes das entidades parceiras.
Participaram do encontro representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, s prefeitos eleitos de Laguna, Mauro Vargas Candemil e Imaruí, Rui José Candemil Júnior e o vice-prefeito de Imbituba, Luiz Gonzaga Carvalho; o Presidente da Câmara de Imaruí, Gilson Manoel Rosa e vereadores de Laguna, Imaruí e Paulo Lopes. Além de secretários municipais, Casan, extensionistas da Epagri, Associação e Sindicato de Pescadores, Núcleo Jovem da Associação Comercial e Industrial de Laguna, a Presidente do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, Regina Ramos dos Santos e os gerentes da 18ª ADR: de Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas, Simoni Barbosa de Andrade; de Educação, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso; de Saúde, Pedro Machado Neto, e de Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas, João Batista Lapolli
O Workshop da Regional de Laguna fechou o ciclo de reuniões do Programa Crescendo Juntos, nesta primeira fase. O próximo passo será o desenvolvimento das ações planejadas. 

Fonte:
Fabrícia Silveira Carneiro
Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário