sábado, 22 de outubro de 2016

Alunos da ADR Laguna participam da etapa estadual da Feira de Ciências


A gerência de Educação da 18ª Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna participa em Florianópolis, nestes dias 19 e 20, da etapa estadual 11ª edição da Feira Regional de Ciências e Tecnologia da Educação Básica. O evento reuniu mais de 800 estudantes da rede estadual de ensino. Participam desta etapa as escolas EEB Martinho Calado Júnior (Pescaria Brava), EEB Eulina Heleodoro Barreto (Imaruí) e a EEM Almirante Lamego, de Laguna. 
Na categoria ensino fundamental a EEB Martinho Callado Júnior representam o projeto Eco-Ar, um filtro a base de algas para veículos automotores os alunos do 9º ano, Arthur Nola e Richard Goulart Conceição, acompanhados da professora Karine Arriaga Almerini. Para elaboração foram utilizados materiais recicláveis ou biodegradáveis, sua adaptação para veículos de pequeno, médio e grande porte também foram pensadas. O filtro tem como objetivo diminuir um dos principais vilões da qualidade do ar que respiramos: o CO2 (gás carbônico).
A EEB Eulina Heleodoro Barreto participa na categoria ensino médio com o projeto “Lâmpada Sustentável”, apresentado pelos alunos José Marcos de Oliveira e Mateus Bittencourt Espindola na companhia da professora, Silvana Napoleão Espindola.
Os alunos do ensino médio profissionalizante, Robert Cardoso Goulart e Thainá Oliveira Kuhnen apresentam o projeto Aquicultura Multitrófica Integrada: Um futuro sustentável para produção aquática, supervisionados pelo professor José Antônio da Silva Santos.
O projeto traz a proposta dos sistemas multitróficos integrados e busca cultivar espécies com hábitos alimentares diferentes. Onde uma espécie é alimentada com ração e as demais beneficiam-se de resíduos alimentares e metabólicos, como: algas, moluscos, filtradores e invertebrados bentônicos. Pesquisas preliminares realizadas na Udesc de Laguna em parceria com os alunos do EEMAL indicam a viabilidade no emprego de sistemas multitróficos fechados, tanto em tanques internos laboratoriais, quanto aquários. Adicionalmente, espécies marinhas nativas da região de Laguna, podem ser utilizadas com sucesso nestes modelos.
Acompanha os alunos representando a gerência de Educação a integradora, Sueli Vieira.
Fonte:
Fabrícia Silveira Carneiro
Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário