sábado, 23 de julho de 2016

Inclusão foi pauta de formação promovida pela gerência de Educação da 18ª ADR, em Laguna

Para construir reflexões sobre o trato com as diferenças e o uso de metodologias de ensino inclusivo nas salas de aula, a gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna promoveu nesta quinta-feira, 21, no auditório da EEM Almirante Lamego, uma formação continuada destinada a profissionais das 31 unidades escolares. Foram mais de 200 participantes, entre segundo professores e professores das salas do serviço de atendimento educacional especializado (SAEDE) da rede estadual de ensino e assistentes técnico-pedagógico das UE’s.
Segundo a supervisora de gestão da rede estadual, Daisi da Silva Santos, os momentos de  formação tem como objetivo servir desuporte pedagógico aos docentes em assuntos referentes à educação inclusiva. Permitindo desenvolver habilidades para trabalhar com alunos e turmas de educação especial, a partir da compreensão do desenvolvimento humano e suas especificidades. "As mudanças e adaptações das práticas educativas existentes podem guiar o professor a desenvolver as capacidades de seus alunos, a partir de uma nova perspectiva em relação ao aluno e a suas diferenças. Assim, podemos perceber a importância da ressignificação nas práticas educativas para inclusão de todos. O professor deve manter-se em constante atualização, para que possa acolher as diversas realidades que chegam à escola".
Durante o encontro com carga horária de 8 horas, estiveram em pauta conceitos, diagnósticos, sintomas, legislação e adequações curriculares referentes à inclusão, proferidos pelas palestrantes Grazielle Franciosi da Silva e Mariele Neli Finatto Vasselai dos Santos.
Ainda aconteceram momentos de socialização com a troca de conhecimento entre os participantes, que para a integradora de ensino fundamental, Suely Vieira são muito  importante para sanar dúvidas e aprimorar o trabalho dos educadores.
Nos próximos dias a Fundação Catarinense de Educação Especial disponibilizará um curso on-line para professores de SAEDE/AEE da 18ª Gered. 
Informações adicionais para a imprensa
Fabrícia Silveira Carneiro
Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário