sábado, 9 de abril de 2016

“Programa de Atendimento Diferenciado”

Para dar boas vindas aos novos monitores do Programa de Atendimento Diferenciado, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Pescaria Brava, realizou uma reunião com todos os selecionados que irão ministrar as diversas oficinas que o programa oferece.
Durante o encontro, a secretária Mariléa Souza dos Santos, deu as boas-vindas e destacou a importância dos monitores para o programa. “No ano passado, tanto a comunidade, quanto nós da Secretaria, ficamos muito felizes com o resultado do trabalho. Contamos com o empenho de todos vocês para continuarmos com esse belo trabalho, além de ajudar os nossos alunos no processo de ensino-aprendizagem”, declarou a secretária.
De acordo com o prefeito Antônio Honorato, o Programa de Atendimento Diferenciado é uma sequência do programa Mais Educação do Governo Federal, só que custeado com recursos do próprio município.
“Sabendo da importância do programa para as famílias bravenses, gostaríamos de deixar cientes de que neste ano, o programa funcionará com recurso próprio do Município, onde iremos arcar com a contratação de profissionais para atender os educandos nas diversas oficinas que serão ministradas”, salientou Honorato.
No Programa de Atendimento Diferenciado, os alunos terão aulas de judô, dança, acompanhamento pedagógico e cultura/ arte e dança.
Locais onde serão ministradas as aulas do programa:

EEB Ponta das Laranjeiras – Local: Sede Ponta das Laranjeiras
EEB Luís Pacheco dos Reis – Local: Sede Água Verde
EEB Dr. Paulo Carneiro – Local: Escola
EEB Prof. Tomásia Mendonça Fernandes – Local: na Escola
EEF Honorata Freitas e EEF Ribeirão de Pescaria Brava – Local: EEF Clito Rodrigues Machado / Siqueiro
Além de técnicos da secretaria de Educação, a reunião contou ainda com as diretoras das escolas que receberão o programa, que terá início na quarta-feira, dia 13 deste mês.

Sobre os conteúdos:

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
Uma criança que apresenta dificuldades de aprendizagem durante as aulas regulares, ao ter acesso a aulas de reforço escolar, passa a ter maiores chances de ter uma melhor formação, muito mais completa. Isto pode ser um ponto essencial e determinante para que o futuro desta criança seja completamente diferente do que seria se ela apenas tivesse tido as aulas regulares que simplesmente não eram eficazes para seu aprendizado.
Para uma criança que faz uso do reforço escolar, uma das melhores coisas de todas é o acesso a outra forma de linguagem, diferenciada e mais facilitadora do que a do seu professor de sala de aula habitual. Deste modo, ela passa a visualizar os conteúdos da matéria problemática de modo completamente diferente e muito mais abrangente, com toques e dicas que normalmente o professor de sala de aula não consegue tempo para mostrar.
Com a utilização do reforço escolar, uma criança passa a ter acesso a mais horas de aprendizado e de estudo para as matérias que lhe trazem mais dificuldades e mais problemas.

DANÇA
Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. É um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez.
Nas aulas do contra turno, mesmo os conteúdos considerados mais difíceis ganham nova roupagem, se tornando lúdicos e divertidos.

CULTURA E ARTE- MÚSICA
Nas aulas de cultura e arte, os alunos aprenderão um pouco sobre história e teoria musical e ainda a tocar violão. Se não fosse pelo projeto, dificilmente os alunos teriam como despertar o interesse pelo instrumento musical. E não é apenas aprender a tocar violão, é ter contato com música de qualidade, aprender sobre ela. Os alunos gostam muito de música, mas só escutam aquelas que estão na mídia.
O fato de oferecer as aulas de música na escola é muito positivo, pois para fazer um curso seria necessário que os pais desembolsassem dinheiro, ou mesmo em cursos gratuitos, os alunos teriam que se deslocar para uma cidade vizinha. Na escola eles estão próximos de casa, e ainda tem os instrumentos a disposição para praticar.
JUDÔ
Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma de integrada, e também desenvolver técnicas de defesa pessoal.
É muito importante a estimulação psicomotora do aluno. Através do judô o aluno pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu "acervo" motor com essas experiências. Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar.
Geralmente alunos com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua autoestima, sua autoconfiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.
O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário