domingo, 10 de abril de 2016

AMUREL participará do SeminárioEstadual da Acolhida da Colônia, dia 12

O diretor executivo da AMUREL Celso Heidemann, representando a entidade estará em Florianópolis na próxima terça-feira (12) para participar do Seminário Estadual da Associação de Agroturismo Acolhida da Colônia. O evento acontece a partir das 8h30min às 17, no plenarinho da Assembleia Legislativa de SC.
Antes de se tornar diretor executivo da Associação, Celso foi prefeito de Santa Rosa de Lima por 8 anos e além de, na condição de prefeito, ter ajudado a implantar e desenvolver o projeto Acolhida na Colônia, que tem sede em Santa Rosa de Lima, é um entusiasta da concepção do Acolhida na Colônia, da relação com turismo sustentável, com o cultivo de alimentos sem agrotóxicos, e com desenvolvimento econômico da agricultura familiar.
O seminário terá várias palestras e debates relacionados ao tema central. Após a abertura haverá uma explanação resgatando a história da Acolhida na Colônia, com Thaise Guzzatti; às 10h começa a palestra sobre a expansão do turismo rural em Santa Catarina: o programa SC Rural, com executivos e técnicos ligados ao Governo do Estado; Às11h30min deve começar a palestra de Rosângela Bonetti Vanderlinde e Dilmo Israel sobre impactos do SC Rural para a Acolhida na Colônia, e após, espaço para debates; Depois do almoço, às 14h, palestra com Ari Pritsch, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda SC sobre Lei do Micro Empreendedor Rural e após, debates; Às 15h30min está marcado para a apresentação de casos de sucesso da Acolhida na Colônia; Às 16h, ato de constituição da Federação Catarinense das Associações de Agroturismo Acolhida na Colônia. Antes do encerramento, às 17h, com café colonial, ainda haverá a leitura da “Carta da Acolhida na Colônia”.  “É uma programação extensa e interessante, com discussões que vão ajudar a fortalecer ainda mais este projeto que é uma referência nacional de sucesso. Eventos assim servem também para evoluirmos em nossas práticas, para que possamos aprimorar e expandir para mais municípios da região a ideia do agroturismo, da agricultura familiar e da vida saudável”, avalia Celso.
Na região das Encostas da Serra Geral, o Acolhida na Colônia reúne agricultores no município sede, Santa Rosa de Lima, além de Anitápolis, Imbituba, Rancho Queimado, São Bonifácio e Gravatal. Na região de Ibirama há outros cinco municípios; dois na região de Ituporanga; três na região do Vale dos Imigrantes e dois municípios na Serra. A Acolhida tem atualmente 20 parceiros que contribuem para o projeto. São entidades e órgãos governamentais, da iniciativa privada, empresas, universidades e organizações da sociedade civil, entre elas está a AMUREL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário